Você sabe como é um campo de golfe?

Crianças e adolescentes participam de tarde educativa no Costão Golf
17 de agosto de 2018
Costão Golf participa de evento em São José dos Campos
6 de setembro de 2018
Exibir tudo

Muitos são os aspectos que envolvem a construção de um campo de golfe, desde a localização – mais urbana, para atrair o público, ou afastada e rodeada de paisagens naturais, para encantar frequentadores –, até o solo, que deve ser arenoso o suficiente para facilitar a drenagem. Mas você sabe como é um campo de golfe?

Em temporadas de chuva, pouca absorção é sinônimo de campo parado e prejuízos para os proprietários. Árvores podem colaborar para que as bolas não ultrapassem o campo e provoquem acidentes atingindo pessoas ou carros nas proximidades e a existência de lagos aumenta a dificuldade para os menos hábeis. Mas, então, você sabe como é um campo de golfe?

Mesmo tendo inúmeros fatores para se considerar, determinadas características não podem fugir do planejamento estrutural de como é um campo de golfe. Tradicionalmente, o espaço um pode ter 9 ou 18 buracos. Cada um é uma área composta por quatro zonas principais: a saída, o fairway, o rough e o green.

A saída indica o local onde a partida começa e o jogador finca o “T” (tee) que apoia a bola na primeira tacada. O formato é variado, mudando de acordo com a geografia do campo. O fairway é uma área que pode variar de 25 a 30 metros de largura e de 300 a 500 metros de comprimento. Nesta zona, o gramado é rente ao solo e indica qual o trajeto que deve ser seguido para chegar ao buraco. O comprimento do fairway determina o “par” do campo, ou seja, o número de tacadas necessárias para atingir o buraco. Este número varia de três a cinco. Esta área é composta por dois obstáculos obrigatórios os bancos de areia (bankers) ou os obstáculos aquáticos (lagos ou curso de água). Além disso, pode haver obstáculos como arbustos e áreas de vegetação nativa.

Na trajetória, o golfista pode se deparar com a terceira zona, chamada de rough. Esta pode ser considerada uma zona-obstáculo, pois o gramado é mais alto, o que dificulta a tacada para sair do local e o direcionamento da bola. Ele localiza-se ao redor do fairway, indicando também os limites da “zona de conforto” do campo. Caso o jogador ultrapasse os limites do rough, ele é penalizado e retorna para o ponto da última tacada.

Por fim de como é um campo de golfe, encontra-se o green, área com gramado muito rente ao solo para facilitar as tacadas de precisão necessárias ao golfista para atingir seu objetivo, acertar o buraco do percurso. A altura média do gramado deve ser de 2mm, sendo necessários cuidados diários para permitir melhor jogabilidade.

Considerando essas características e áreas de segurança entre cada percurso, um campo de golfe pode medir de 25 até 50 hectares, dependendo do número de buracos. Em condomínios ou clubes, pode haver campos de recreação com três ou seis buracos – sempre em divisores de 18, para permitir número exato de voltas –, mas não são considerados de tamanho oficial.